SAMBA NA INTENDENTE

15ª – Acadêmicos da Rocinha / Série Prata / Carnaval 2024

Publicado por

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DA ROCINHA

Fundação: 30/03/1988 (35 anos)

Cores: Azul, Verde e Branco

Símbolo(s): Borboleta

Escolas Madrinhas: G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis e G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel

Santa Padroeira: Nossa Sra. da Conceição

Bairro: São Conrado

Sede/Quadra: Rua Bertha Lutz, nº 80, São Conrado, Rio de Janeiro, RJ

Barracão: Rio de Janeiro, RJ

Presidente Administrativo: Alexandre Pereira

1º Vice-Presidente Administrativo: João Bosco

2º Vice-Presidente Administrativo: Paulo César Conceição Fú

Presidente de Honra: Darlan Santos

Presidente do Conselho Deliberativo:

Diretor Financeiro: Petrônio Alves “Pepe Alves”

Diretor Cultural: André Nascimento

Secretária: Silvia Farias

Carnaval 2024

Grupo: Série Prata da Superliga

Ordem de Desfile: 15ª Escola a desfilar na Terça-Feira, dia 13/02/2024, na Estrada Intendente Magalhães, Campinho, RJ

Enredo: “PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES

(Reedição da Escola de 1992)

Sinopse:

Autor do Enredo: Carlinhos de Andrade “In Memoriam

Autor da Sinopse do Enredo:

Carnavalesco: Marcus Paulo

Comissão de Carnaval: Celso Junior, Lico, Paulo Davi, André, Joana Martins e Pinho

Diretor de Harmonia: Deleandro Martins

Diretor de Barracão:

1º Casal de MS e PB: Vinícius Jesus e Manu Brasil

2º Casal de MS e PB: Raphael Felizardo e Polyana Vieira

Coreógrafo dos Casais de MS e PB: Akia de Almeida

Coreógrafo da Comissão de Frente: Junior Barbosa

Diretor da Ala de Passista: Pedro Telles

Diretores da Ala das Baianas:

Presidente da Velha Guarda:

Presidente da Ala de Compositores: Celso Junior Vidigal

Diretora do Departamento Feminino:

Diretor da Ala da Comunidade:

Bateria Ritmo Avassalador

Presidente da Bateria: Mestre Bolacha

Mestre de Bateria: Augusto de Santana Rodrigues Junior “Junior”

Rainha de Bateria: Tatiane Rosa “Tati”

Diretor de Musas e Musos:

Musa(s): Alessandra Martins “Lelê”

Muso(s): Alan Brener “Umusooo”, Thallysson Carvalho

Diretor de Comunicação:

Assessoria de Imprensa:

Diretor Musical:

Autores do Samba-Enredo: Celso, Marquinho, Moacir Alves e Marcos

Intérprete: Dodô Ananias

Cantor(es) de Apoio: Zezé Amizade

Floresceu / No jardim, a poesia

Fez feliz o meu cantar / E ser um rei nessa folia

Sou a Borboleta, eu sou / No despertar de um novo dia

Apesar da discriminação / Em versos, vou mostrar

Minha Rocinha, tão florida / Exalando amor / Nessa passarela, em flor

Na brincadeira de roda / Apareceu a margarida

Realizando os meus sonhos / Colorindo a minha vida

No meu jardim / Cravos, rosas, beija-flor

Minha linda jardineira / Vem regar o nosso amor

Vem amar a noite / Linda dama, meu amor

Minha flor de laranjeira / Que fascinação

Te conheço pelo nome / Tá na boca do leão

Na flor da idade / Vou gozando a vida

Vitória-régia, mocidade / Em profusão

Hoje eu quero é cantar / Extravasar, curtir / A princesinha na Sapucaí

Eu vou sambar com a mente sã / E ver brilhar a flor do amanhã

 

HistóriaA Escola, fundada em 30 de março de 1988, resultou da fusão de três blocos carnavalescos da comunidade: o Sangue Jovem, o Império da Gávea e o Unidos da Rocinha. Os dirigentes dos três blocos, em comum acordo, reuniram-se e fundaram a Acadêmicos da Rocinha, que tem como símbolo a borboleta e as cores azul, verde e branca. Desde então, o trabalho não parou e a comunidade se viu mais forte e mais unida. Nestes 21 anos de fundação, a Acadêmicos da Rocinha ostenta seis campeonatos.

A Acadêmicos da Rocinha desfilou pela primeira vez no ano de 1989, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, um ano depois da sua fundação. Logo naquele ano a agremiação obteve a primeira colocação no Grupo de Acesso e conquistou o direito de desfilar pelo Grupo 3, em 1990, quando também obteve o primeiro lugar. Em 1991, pelo Grupo 2, a Rocinha mais uma vez foi campeã e ascendeu para o Grupo 1. Os três primeiros carnavais da escola foram desenvolvidos pelo carnavalesco Joãosinho Trinta.

A Acadêmicos da Rocinha permaneceu no Grupo 1 (que a partir de 1995 passou a ser chamado de Grupo A) até o ano de 1996, ano em que obteve a segunda colocação, o que lhe garantiu o direito de desfilar pela primeira vez no Grupo Especial, em 1997, com o enredo “Bahia com muito amor”, desenvolvido pelo carnavalesco Gil Ricon.

A escola voltou para o Grupo A em 1998; desceu para o Grupo B em 1999; subiu novamente para o Grupo A em 2000; e em 2001, foi mais uma vez para o Grupo B.

A partir de 2002, a Acadêmicos da Rocinha se manteve no Grupo A. Em 2004, o carnavalesco Alex de Souza estreou na escola a convite do presidente Maurício Mattos e desenvolveu o enredo “O Mago do Novo, João do Povo” garantindo a terceira colocação para a Acadêmicos da Rocinha. Em 2005, com o enredo “Um mundo sem fronteiras”, também de Alex de Souza, a escola consagrou-se campeã do Grupo de Acesso A e garantiu o direito de desfilar em 2006 novamente pelo Grupo Especial.

Durante estes anos vários projetos foram realizados nas dependências da Escola, como a “Cozinha Experimental”, em 1994, idealizado pelo então colaborador da Escola, Maurício Mattos, com o patrocínio da Maggi. Foram ministrados cursos de culinária, formando pessoas da comunidade, algumas inclusive, puderam aumentar a renda familiar após o curso. Em junho de 2003, foi empossada a nova diretoria da Acadêmicos da Rocinha, que com a missão de promover o bem estar da comunidade tem o objetivo de não só apoiar as atividades que já existem, como implantar novos projetos de ação social, todos gratuitos.

Fonte(s): Samba na Intendente

 

Ficha Técnica de 2022:

Carnaval 2022 – Acadêmicos da Rocinha / Série Prata

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre SAMBA NA INTENDENTE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading