G. R. E. S. Unidos da Vila Santa Tereza
Enredo: PODEM APLAUDIR, A MINHA VILA VAI PASSAR! SÃO 60 ANOS DE HISTÓRIA PRA CONTAR!
Carnavalesco: Plínio Santtos
Presidente: Patrícia Drumonnd
Data, Local e Ordem de Desfile: Grupo de Acesso C, 10ª Escola de 08/02/2016, segunda-feira, Estrada Intendente Magalhães, Campinho/RJ.
Samba:
Compositores: Bingo da Grande Rio, Marquinhos Piraquê, Nélson da Vila e Jorge Harmonia “Jorge Bombeiro”
Intérprete: Jovaci do Império
Letra:
Meu orgulho é ser Santa Tereza / Eterna paixão com certeza
Levando a vida em alto astral / De azul e branco vou brincar meu carnaval
Sessenta anos de glórias / A sua história fez me apaixonar / Com um tambor e uma lata
Arrastando toda massa / Assim surgiu seu caminhar / É dourado, azul e branco
As cores do seu manto / Tão linda vai passar
Oh Águia! Ao abrir suas asas vi tanta beleza
Batam palmas que a Vila Santa Tereza / Vem mostrar o seu encanto
Suas obras seus enredos imortais / Amazônia é nosso tesouro
Palmares a festa da liberdade / Vem Jorge Bem no seu dedilhar / Ídolos do rádio brasileiro
No meu tempo de criança, cantei / O meu samba mensageiro
Sinopse:
Justificativa do Enredo
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Santa Tereza vem respeitosamente convidar a todos para celebrar o seu Jubileu de Diamantes. Esse é um momento especial para a Águia Azul, Branco e Ouro de Coelho Neto! É hora de fazer um voo e olharmos para trás e vermos por tudo o que já passamos. Sem dúvidas, muitas tristezas e conflitos, mas felizmente, por inúmeros momentos bons, de alegrias, de vitórias e cumplicidade.
Pedimos a nossa querida protetora Santa Tereza, que interceda por nós Terezianos. Que sejamos corajosos e destemidos a enfrentar todos os combates, e que em mais um voo nossa Águia Altaneira volte novamente a brilhar junto as grandes estrelas na Marquês de Sapucaí.
É com orgulho, garra, determinação e vontade de vencer que o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Santa Tereza, apresenta para o carnaval de 2016 o enredo: ”Podem aplaudir, a minha vila vai passar. São 60 anos de história pra contar!”, com a tentativa de alcançar o seu objetivo de unir as forças dessa grande e competente comunidade da Vila Santa Tereza, e conquistar mais um titulo para esta agremiação.
E é através de sua trajetória, de seus enredos memoráveis, que a Águia símbolo da nossa agremiação, quer homenagear a todos que participaram dessa história, e a todos que de algum modo contribuíram, da maneira mais humilde a mais generosa para cada desfile.
Avante Santa Tereza!! Pois estamos Unidos, Unidos por Vila Santa Tereza!!
Sinopse
1° Setor: É Carnaval, é alegria! Eu sou a Águia chegando na Folia.
É carnaval, são sessenta anos de história pra contar! Nada mais justo do que viajar nas asas de nossa Águia, e mergulhar fundo em sua essência para fazer uma retrospectiva de seus 60 carnavais, contando e cantando sua história na avenida.
O G.R.E.S. Unidos Vila Santa Tereza, foi fundado por alguns bambas do samba, entre confetes e serpentinas, alegrias e sorrisos, máscaras e personagens, em um bloco carnavalesco de Coelho Neto.
Seus fundadores foram Procópio Caetano, Jordelino Pereira da Rocha, Jorge Ferreira Martins, José Domingos Machado, Venâncio Fernandes, João Pereira Leite e José Ferreira. Os primeiros quatro anos dessa história se deram entre os blocos de embalo da época. Em 20 de Dezembro de 1956 passou à Escola de Samba, ganhou as cores Azul e Branco, passou a ter como símbolo uma Águia e como padroeira Santa Teresa.
2° Setor: Voa minha águia e mostra sua trajetória.
A Unidos da Vila Santa Tereza teve seu primeiro desfile entre as grandes escolas de samba em 1960, com o enredo “Fundação da Cidade do Rio de Janeiro”, e obteve a sétima colocação. Em 1964, levou ao desfile o enredo “I Juca Pirama”, conseguindo o Vice-Campeonato elevando este pavilhão, ao segundo grupo do Carnaval Carioca. Em 1971, conseguiu mais uma vez o Vice-Campeonato, com o enredo “Origem do Samba” permanecendo no Segundo Grupo.
Em 1974, apresentou o enredo “Primavera, a Estação das Flores”, 1976 “Ídolos do Rádio Brasileiro”; em 1978 “45 anos do Reinado de Momo”.
A década de 80 foi brilhante para agremiação. Em 1982 a escola fez bonito, conquistando o seu primeiro título no carnaval carioca pelo grupo 2-B, com o enredo “Ataulfo! Acadêmico, mais imortal!”, ganhando o direito de mais uma vez retornar ao segundo grupo do carnaval carioca. Com o enredo “No meu tempo de Criança” a escola pisa pela primeira vez na Marques de Sapucaí, em 1984, ficando em 8° Lugar e mantendo-se durante 3 anos na Marquês de Sapucaí.
Após alguns maus resultados, perdendo o direito de desfilar na Marquês de Sapucaí e indo para na Rio Branco, a Unidos da Vila Santa Tereza escolheu ” De um país tropical, a Vila vem de Jorge Bem” em 1989 e ganhou mais uma vez o direito de retornar a Marquês de Sapucaí permanecendo na segunda divisão de grupos do carnaval carioca nos anos de 1990, 1991 e 1992. Em 1993, com o enredo “O que é que o negro tem?” ainda na segunda divisão de grupos, a Unidos da Vila Santa Tereza acaba na 12° colocação, retornando mais uma vez para os desfiles da Rio Branco.
Ressurgindo das cinzas, no grupo E, último grupo do carnaval carioca, a Unidos da Vila Santa Tereza no ano de 2007 com o enredo “50 anos de Glórias! A Vila canta e conta a sua história!”, alcança o Vice-Campeonato retornando ao grupo D.
Assim a Águia Azul, Branca e Ouro da Unidos da Vila Santa Tereza foi levantando voo, conquistando títulos e foi subindo ano após ano de grupo. Em 2009, grupo D “Pindorama o nascimento do Brasil!”; em 2010 “Que rei sou eu? do castelo real a corte do carnaval”; em 2011 “Amazônia! Memórias da floresta de coração verde!” A Vila foi a Campeã do grupo C, retornando à Marquês de Sapucaí após 20 anos.
E para o carnaval de 2012 a Vila muito feliz com a sua volta pra Marquês de Sapucaí, colore e alegra o público, com um enredo que abordava a história dos brinquedos “A Vila na magia dos brinquedos”. Em 2013, ganhou o direito de desfile na Série A, e com o enredo “Axé – No caminho das Águas Sagradas” A Vila encanta com um belo samba, sendo considerado um dos melhores samba da Série A do Carnaval Carioca.
Em 2014, vivendo uma nova era, leva para a avenida o enredo “Ururaí” retratando uma lenda fictícia, a qual a rua onde fica sua sede nomeia o enredo; em 2015 “Aquarela negra de Debret” “cantando” as obras do grande pintor Jean-Baptiste Debret retornando a Série C do Carnaval carioca em 2016.
3º Setor: Hoje é um dia especial! São 60 anos de muitas histórias e vitórias!
E Agora nossa Águia está completando 60 anos.
Somos Guerreiros com fé e união, e carregamos no peito a certeza que o Azul, Branco e Ouro pulsa em nossos corações, não temos palavras pra dizer tamanha emoção, quantos carnavais, sessenta anos de história, sessenta anos do nosso pavilhão a tremular pela avenida. É um amor para toda vida, e com toda certeza com a proteção de nossa Padroeira Santa Tereza e a força de nossa comunidade “Podem aplaudir, que a minha Vila vai passar!”!!
Parabéns Unidos da Vila Santa Tereza, que venham mais 60 carnavais… É o que deseja seu Carnavalesco Plínio Santtos!!