Escola: G. R. E. S. Coroado de Jacarepaguá
Enredo: O COROADO CANTA E SE ENCANTA NO FAZ DE CONTA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Carnavalesco: Wellington Silva
Data, Local e Ordem de Desfile: Grupo de Acesso C, 12ª Escola de 08/02/2016, segunda-feira, Estrada Intendente Magalhães, Campinho/RJ.
Samba:
Compositores: Tchula, Serra, Caíque Alves, Thiago Silveira, Paulinho da Fruta, Rodrigo Rosado, Putén, Bill e Tuco, Mocó e Filhinho, Igor Viana (Mocó)
Intérprete: Léo Capoeira
Letra:
Adivinha quem chegou fazendo bossa / Visconde de Sabugosa
Sou Coroado de Jacarepaguá / Toma cuidado a Cuca vai te pegar
Vem mergulhar nessa magia / Fazer brilhar a fantasia / O sonho encantado de um escritor
Um sentimento de amor / Monteiro Lobato iluminado pela luz do criador
Tornando o Mundo feliz e mais belo
Lá vem o Sítio do Pica Pau Amarelo
Boneca de pano vem cair na folia / Ela é faladeira… Emília!
A Narizinho meu bem / Hoje não tem pra ninguém / Vem brincar também!
Quero ser criança neste universo feliz a cantar
No faz de contas, viajar na poesia / Nunca pare de sonhar
Histórias… Cantigas… Personagens de fascinação
Contando versos, Dona Benta é a Vovó
Tia Anastácia, seu bolinho é bem melhor
Tem Quindim e Barnabé, o Marquês de Rabicó
E o Pedrinho diz que o Saci pula numa perna só
Sinopse:
Hoje o Coroado vem mergulhar na mente irrequieta e na imaginação fértil de Monteiro Lobato.
Promotor, fazendeiro e editor, só se sentiu realizado como escritor. E inspiração não faltava, quanto mais criava, mais sua mente brilhava.
Juntando as lembranças das cenas da roça, onde passara a infância, e a história de um peixinho que morreu afogado porque desaprendeu a nadar, fez sua estreia no mundo do faz-de-conta.
Misturou o sonho e a realidade e, assim inspirado, criou o Sitio do Pica-pau Amarelo.
Lugar encantado onde tudo é fantástico, não há fronteiras nem limites. Lá fica o Reino das águas claras; têm-se verdadeiras aulas de vida sem lero-lero; aprende-se Gramática, Aritmética, História, Geologia e Geografia, tudo de um jeito bem brejeiro.
E nas porteiras da imaginação e um pouquinho do pó de pirlimpimpim, podemos encontrar o Saci, Hans Standen, Peter Pan, Dom Quixote, Minotauro e Hercules, e também podemos passear por todas as Fábulas e ir ao encontro dos personagens dos Contos de Fadas.
Nesse universo onde tudo é possível, cada personagem do Sítio tem sua história de vida e também sua função:
– A Vó é Dona Benta, doceira que conta suas histórias e encanta os netos com Contos, Cantigas e versos.
– Tia Anastácia, que faz os melhores bolinhos de polvilho do mundo e conta as Histórias do folclore brasileiro, alimentando a imaginação das crianças.
– Esperta e muito sapeca, a menina Narizinho, gosta de jabuticaba, inventa reinações e adora conversar com Emília, sua boneca de pano.
– Mandona, inventadeira, crítica, tagarela com cabelos de palha. Que boneca mais danadinha essa tal de Emília! E depois que tomou vida, virou uma boneca falante.
– Da cidade, vem o Pedrinho, que gosta do banho no ribeirão e é muito guloso. Corajoso e aventureiro, conta as proezas do seu famoso bodoque.
– Pulando com uma perna só, o Saci viaja no redemoinho de pó, fumando seu cachimbo. Faz artimanhas sem parar, que medo que dá as sapequices desse moço!
– O Tio Barnabé, fiel retrato do roceiro, conta historias demais: da floresta, do folclore e das superstições.
– A Cuca é uma feia bruxa com corpo de jacaré. Vilã, vive em sua caverna, criando poções e planejando como invadir o Sítio, mas sempre se dá mal.
– Feito de sabugo de milho, o Visconde de Sabugosa vai lendo todos os livros e dando margem à sua criatividade para construir invenções.
– Ainda tem o Quindim, Hipopótamo grande e bonzinho, o porco Marques de Rabicó, que vive escondido com medo, e o burro falante, filósofo que La Fontaine emprestou.
E assim, através do universo encantado do Sítio do Pica-pau Amarelo, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Coroado de Jacarepaguá, vem mostrar parte da cultura do nosso país, através das lindas histórias criadas por este homem que nos ensinou que um país se faz com homens e livros.