PARABÉNS BOI DA ILHA 28 ANOS DE CARNAVAL

Publicado por

12801446_253483214986361_2852923924622655954_n

Fonte: Revista LIR – ILHA EM REVISTA.
A edição é de número 183 de Setembro de 1988.

O G. R. E. S. Boi da Ilha do Governador nasceu como um bloco, no bairro da Freguesia da Ilha, na década de 1950. Na época, se chamava simplesmente Boi da Freguesia e durante muitos anos foi um dos mais tradicionais concorrentes ao títulos da Riotur. O nome Boi veio porque ele saía com a uma cabeça de boi na frente, cedida por um açougue da região.

O Boi foi berço de grandes nomes do mundo do samba insulano.

Muitos dos membros do bloco acreditavam que haveria espaço para mais uma escola de samba na região, além da União da Ilha. Assim, seguindo os passos de diversos blocos da cidade, o Boi se filiou a AESCRJ em 1988, não mais como Boi da Freguesia, mas como BOI DA ILHA.

Com muito esforço e animação dos insulanos, a escola conquistou seu primeiro campeonato em 1993, no então, terceiro grupo. Em 1996, venceu mais uma vez, agora no Grupo C. No ano de 2000, conseguiu a 4ª colocação do Grupo B e, com isso, teve direito de desfilar no Grupo A no ano seguinte.

A sua estreia com o enredo “Orun-Ayê”, de Guilherme Alexandre, foi considerada muito boa, obtendo a 6ª colocação, permanecendo no Grupo A. A escola vinha crescendo muito tanto em relação a qualidade dos seus desfiles e em relação ao público que estava cada vez mais presente na passarela. Além do mais, conquistou o “Estandarte de Ouro” de Melhor Samba de Enredo, tradicional prêmio do carnaval carioca.

Na primeira década dos anos 2000, a escola chegou a desfilar junto com a co-irmã da mesma região a União da Ilha do Governador em 2002 e 2003, porém sem o mesmo sucesso. A partir daí, a escola oscilou entre os grupos B e C.

No carnaval de 2009, a escola elaborou um enredo sobre os 100 anos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com o título “Abram-se as costinas! Bravo! 100 anos do Theatro Municipal em cena aberta da Sapucaí” desenvolvido pelo carnavalesco Sandro Carvalho. A agremiação ficou em 7° lugar, permanecendo no mesmo grupo.

Em 2010, o Boi da Ilha desfilou com o enredo “Do sagrado ao profano… e o Boi, quem diria, foi parar na Freguesia”. A colocação foi 11° lugar, sendo que esse resultado rebaixou a escola para o Grupo C.

A partir daí, com problemas administrativos, o Boi desceu em carnavais consecutivos. Em 2015, foi eleita uma nova diretoria, que promete reorganizar a escola, fazendo com que ela retorne aos seus melhores dias.

Em 2016, ficamos com a 11° colocação, fazendo um desfile que mostrou superação e fez recuperar a dignidade da agremiação.

Obrigado Rachel Waknin pela material da escola.

Samba de 2001, autores: Aloísio Villar, Paulo Travassos, Clodoaldo Silva e Silvana Da Ilha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.