O carnaval 2019 já começou na União de Jacarepaguá! A escola divulgou o seu enredo para o próximo ano: “Africanidade”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Caribé.

Enredo: AFRICANIDADE

Carnavalesco: Jorge Caribé

Autores: Ney Lopes e Samir Trindade

Sinopse:

As cores da África.

Por diversas vezes nas passarelas tupiniquins, já vimos passar a segregação do povo africano.

Enredos históricos, sambas antológicos, desfiles memoráveis, permitiram a reflexão de um período triste de nossa existência.

Porém, chega de sofrimento! Dessa vez, é com a alegria típica de nosso povo, pintaremos a avenida com as cores do continente que mais nos influenciou!

A cultura, a ginga, a astúcia para vencer as adversidades sempre com o sorriso no rosto, com o jongo, a capoeira, o samba de roda, o lundu, o maracatu, a congada, e tantos outros ritmos diferentes país afora.

Iaiá vai cantar pra ioiô, e ioiô pra iaiá. A baiana vai virar seu tabuleiro, as lindas mulheres e seus turbantes coloridos irão enfeitiçar seu olhar. As estamparias, o arco-íris em pleno chão de onde brotam as raízes dos baobás, testemunhas de todos os sentimentos.

Queremos brincar, e assim mostrar que nossas referências produziram muito mais que samba e feijoada, estão dentro de nós, pulsando alegria, e provando que cada brasileiro carrega nas veias o sangue da Mãe África.

Nosso discurso é simples, não queremos contar nenhuma história escondida no tempo, nem exaltar nenhum personagem da literatura. PRETENDEMOS apenas mostrar um pouco do nosso modo de viver, e fazer um carnaval no carnaval.

Quando a sirene tocar, e o surdo iniciar seu ritual para nos trazer a felicidade, seremos AFRICANIDADE, negritude, senzala em festa, todos reis e rainhas, mostrando o porquê de sermos assim, um povo que canta FELIZ!

Salve a África!

Salve o Brasil!

Salve a União de Jacarepaguá!