A Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (LIESB) dá o pontapé inicial rumo ao Carnaval de 2019 e anuncia a data de realização do sorteio da ordem de desfile das escolas de samba das séries B, C e D. O sorteio será no dia 15 de abril, a partir das 14 horas, na quadra da União de Jacarepaguá, na Estrada Intendente Magalhães, 445, no bairro de Campinho. Na ocasião, serão entregues os troféus para as escolas campeãs do Carnaval de 2018, com shows da Independentes de Olaria, Unidos de Villa Rica, União de Maricá e Unidos da Ponte.

O sorteio começará pela Série D: Independentes da Praça da Bandeira (primeira a desfilar); Caprichosos de Pilares (décima-terceira a desfilar); União de Jacarepaguá (escolhe a posição de desfile); Acadêmicos da Abolição; Chatuba de Mesquita; Tupy de Braz de Pina; Império Ricardense; Unidos de Cosmos; Independente de Olaria; Mocidade de Vicente de Carvalho; Leão de Nova Iguaçu; Mocidade Unida do Santa Marta; e Rosa de Ouro.

Em seguida, será realizado o sorteio das agremiações da Série C: Corações Unidos do Jardim Bangu (primeira escola a desfilar); Unidos do Jacarezinho (décima terceira a desfilar); Império da Uva (escolhe a posição de desfile); Arranco; Sereno de Campo Grande; Unidos de Vila Kennedy; Difícil é o Nome; Unidos da Vila Santa Tereza; Favo de Acari; Unidos de Villa Rica; Acadêmicos de Madureira; Unidos do Cabuçu; e Unidos das Vargens.

E, finalizando, sorteio das escolas da Série B: União do Parque Curicica (escolhe a posição de desfile); Unidos de Lucas (primeira escola a desfilar); Tradição; Vizinha Faladeira; Acadêmicos do Engenho da Rainha; Lins Imperial; Em Cima da Hora; Arame de Ricardo; Acadêmicos de Vigário Geral; União de Maricá; e Boca de Siri.

O sorteio da Série E será realizado em Dezembro.