Tendo como refrão principal da obra o nome do enredo da Vizinha Faladeira para o Carnaval 2019: “Vizinha canta de Catulo à Lampião bem vindo a terra do cão”, os compositores Regina, Orlando Junior, Sergio Gil, Polegar e Fernando Lima, conquistaram o público e chegaram ao campeonato na Pioneira, numa disputa acirrada.

De acordo com o presidente David dos Santos, que este ano contou com o auxílio da diretoria de alguns segmentos na votação das obras, o placar foi de 6 x 3, para a parceria de Regina. “Nossa escolha foi democrática e cada segmento pôde votar na melhor obra que irá representar o nosso enredo na Avenida. Quero parabenizar as quatro parcerias que participaram do concurso e agradecer pela harmonia em cada eliminatória. Estamos confiantes e vamos apresentar um grande Carnaval para conquistarmos o direito de retornarmos à Sapucaí em 2020. A Pioneira está trabalhando muito com a dedicação de cada segmento”, destacou o presidente.

Apesar da chuva que castigou a cidade na noite da última sexta, dia 14, a grande final contou com a participação de personalidades do samba, intérpretes de outras agremiações, como Daniel (Império da Tijuca), Leandro Santos (Tradição), Wantuir (Unidos da Tijuca), Carlos Pavarotti (ex-Santa Cruz), Rafael O’Krek (Acadêmicos da Abolição), entre outros, além componentes, torcedores, diretoria e segmentos.

A animação ficou por conta do DJ Marcão, antes das apresentações do grupo Pretensão, que encantou os presentes, e do cantor Enzo Belmonte.

Após as atrações, os segmentos da escola iniciaram suas apresentações: comissão de frente (sob o comando do diretor Adilson Lourenço), Velha Guarda, Departamento Social, passistas (sob o comando do diretor Maurício), os casais de mestre-sala e porta-bandeira, Jorge e Laís (primeiro) e João e Max (segundo), sob o comando da bateria Ritmo Pioneiro de mestre Jorginho e da voz oficial do intérprete Tuninho Júnior.

Antes, porém, a diretoria da Pioneira sob o comando apresentador Teteu José, da TV Globo, colocou a faixa em Carolina Assis, que desfilará como de musa da escola.

A parceria de Luiz Fernando foi a primeira a se apresentar na final do concurso, seguida de Claudinho do Pagode e de Regina. As torcidas movimentavam suas bandeiras e adereços e cantavam o samba da parceria que defendiam, num clima de muita animação e alegria.

O anúncio do samba campeão foi feito pelo intérprete Tuninho Júnior. No entanto, antes de cantar o hino oficial, o presidente da escola, David dos Santos, fez breve discurso destacando o concurso e as belas obras. Logo em seguida, o diretor de Carnaval, Everaldo Casimiro, e o carnavalesco Jean Rodrigues também deixaram seus recados e agradecimentos.

A Vizinha Faladeira será a sétima escola a desfilar na Estrada Intendente Magalhães pela Série B, no Carnaval de 2019.

Fotos: Adriana Vieira

SAMBA 04 – Compositores: Regina, Orlando Junior, Sergio Gil, Polegar e Fernando Lima. Participação especial: J. de Paula Piriquito, TiCarlos e Adenilson.

Intérpretes: Pavarotti, TICarlos, Rogério da Mangueira e Leandro Ramos

OH DEUS, ATENDEI AS MINHAS PRECES
SOMBRIO É O DESTINO DESSE CHÃO
PROTEJA O POVO LÁ DO MEU NORDESTE
TÃO CASTIGADO, PELA CORRUPÇÃO
BRILHOU, O MAIS LINDO LUAR, IGUAL NÃO HÁ
PRA ESSE RANCHO ILUMINAR
LOGO ASSIM QUE AMANHECE, O CABOCLO ENTRISTECE
CHUVA, ESSA TERRA NÃO VERÁ
Ô, VEM DE LÁ DO SERTÃO, POVO GUERREIRO
A CRUEL REALIDADE, MOSTRA PARA O MUNDO INTEIRO
A TERRA É SECA, NÃO TEM DIA BONANÇA
ESSES NOVOS LAMPIÕES DESTROEM TODA A ESPERANÇA
DO BARRO, A TRISTEZA VIRA ARTE
E A SOLIDÃO FAZ PARTE DA MISÉRIA DO LUGAR
CAETANA, TU É NOSSA SINA
MINHA ALMA NORDESTINA QUERES SEMPRE ACOMPANHAR
SEU VIOLEIRO, TOCA UM REPENTE
A HISTÓRIA DESSA GENTE É LAMENTO SEM CESSAR
TEM REZA, PRANTO, FOLCLORE
TEM PROCISSÃO, TEM VELÓRIO
E A CORAGEM, A FÉ VAI REVIGORAR
SAI BICHO DE SETE CABEÇAS, EU QUERO QUE ME ESQUEÇAS
PARE DE ME ATORMENTAR
VALEI-ME, MINHA MÃE COMPADECIDA
ILUMINA A MINHA VIDA E MEU SOFRIDO CAMINHAR
SANFONEIRO PUXO O FOLE, VEM FARREAR
SOU UM CABRA NORDESTIDO, SEMPRE A LUTAR
VIZINHA CANTA DE CATULO A LAMPIÃO
BEM VINDO À TERRA DO CÃO