CARNAVALESCOS DA INTENDENTE
Nome: Ruan Lucena
Carnavalesco da Rosa de Ouro
Profissão: Historiador
Idade: 35 anos
Escola do Coração: Portela
1. Como foi o seu início no Carnaval?
Na Portela, desfilando pela minha escola de coração. Sou cria de Oswaldo Cruz e sempre acompanhei minha escola de coração.
2. Conte-nos a sua trajetória?
Tudo começou em 2015, quando fui convidado pelo presidente do Rosa de Ouro na época Adilson Landim para ser o diretor de carnaval e tentar colocar a escola na avenida. Foi um ano muito difícil, conseguimos colocar o Rosa na avenida, mas fomos rebaixados. Mas o trabalho foi bem reconhecido pela comunidade, tanto que o presidente Hélio José (que reassumiu logo depois) me chamou para continuar na escola.
3. Cite-nos o(s) seu(s) ídolo(s) na função.
Fernando Pamplona e Alexandre Louzada.
4. Fale-nos do enredo da escola para 2020?
Em 2020 o Rosa de Ouro completa 50 anos de fundação. Queríamos fazer algo especial e também diferente. O enredo ser o Rosa de Ouro propriamente dito seria mais do mesmo. Resolvemos falar sobre a filha do fundador (Vanderlei Francisco) que, por acaso ou não, é a maior passista de todos os tempos. Nilce Fran. E como, mais uma vez, eu não gosto de “mais do mesmo” resolvi explorar a religiosidade da Nilce e, consequentemente, a religiosidade do Rosa de Ouro e de todos os fatores que a rodeiam. Daí saiu esse enredo “Nilce Fran, a filha de Iansã”.
5. Quais são as suas expectativas para este carnaval?
Esse enredo é muito especial. A escola tá muito animada para o carnaval e vejo que a comunidade abraçou o enredo. Mas a gente depende muito da subvenção da prefeitura. Escola da Intendente Magalhães fundamentalmente desfile com esse dinheiro. Infelizmente vivemos um período de incertezas quanto a essa subvenção. Torço muito para que dê certo e que o poder público entenda da importância desse apoio financeiro a nossa cultura de carnaval.
6. Qual será o ponto alto do seu desfile?
O ponto alto será a religiosidade. Não só dá Nilce, mas também do Rosa de Ouro. Esperem muita Iansã, Ogum, Oxossi e Maria Padilha.
7. Como está o barracão da escola (fantasias e alegoria(s))?
Nossas alegorias já estão com o planejamento feito. E já temos o material para montar. Tradicionalmente montamos a partir de meio de dezembro. Mas já temos tudo.
Com relação a fantasias, hoje podemos dizer que, graças a nossa madrinha Portela, estamos bem adiantados. Porém, precisamos dessa certeza sobre a subvenção da prefeitura para concretizarmos o que queremos para o desfile. Mas com certeza estamos pensando em um desfile no mínimo no mesmo patamar do que foi 2019.
8. Como virá a escola, em relação a nº de alas, componentes, quantos setores serão o desfile?
Serão 17 alas, divididos em 4 setores, teremos 2 alegorias e a expectativa de desfilantes está girando em torno de 600 componentes.
Um carnaval inesquecível?
Como torcedor da Portela 1995 “Gosto que me enrosco” e como carnavalesco Rosa de Ouro 2019 “Iamandu e Jaci: O sopro da Criação”.
10. Qual é o seu maior sonho?
Dentro do carnaval é ver o Rosa de Ouro pelo menos um ano passando pela Sapucaí. Nem sei se meu coração iria aguentar. E como pessoa meu maior sonho é ver minha filha crescer com saúde e se tornar uma pessoa de bem.
11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.
São quase 60 agremiações das mais variadas regiões do Rio de Janeiro, das mais variadas culturas do nosso estado. E o público tem a chance de acompanhar tudo de graça esses desfiles que são de muita qualidade e que estão ganhando muita força. O carnaval do povo, como é conhecido, é o futuro da nossa cultura de carnaval. Já já os investidores irão enxergar isso. Tenho muito orgulho de fazer parte desse espetáculo que é a Intendente Magalhães. Grande abraço a todos e continuemos a resistir!
Obrigado Ruan Lucena pela participação e ótimo Carnaval!