FBCERJ/GRUPO A – Confira a Sinopse do Cometas do Bispo

Publicado por

CARNAVAL 2020

FBCERJ / GRUPO A

GRÊMIO RECREATIVO BLOCO CARNAVALESCO COMETAS DO BISPO

Presidente – Marcelo Velasco Nascimento

Ordem no Desfile – 1º Bloco de Enredo a desfilar

82538787_1380534668794632_4244978605433552896_n

Enredo: P DE PAIXÃO, AMÉRICA DOS NOSSO CORAÇÕES

Carnavalesco – Oziene Furttado

P DE PAIXÃO, PAIXÃO QUE IRRADIA CONTAMINA, QUE TRANSCENDE A ALMA RUBRO QUE TOCA O CORAÇÃO, QUE EMOCIONA, QUE ETERNIZA.

AMÉRICA QUE ME CONTAGIA, SE FAZ APAIXONAR. QUE ME FAZ VIBRAR, CHORAR CANTAR… GRITAR.. É CAMPEÃOOOO.

VELHAS HISTÓRIAS, NOVAS ESPERANÇAS, PERSPECTIVAS FUTURAS.

HISTÓRIAS DE UM CLUBE QUE TOCA O CORAÇÃO… A ALMA. UM TIME QUE, COMO A MAIS BELA CONSTELAÇÃO DO UNIVERSO, BRILHA DENTRE OS MAIS APAIXONANTES DEVIDO A UM GRANDE SENTIMENTO QUE MOVE OS CORAÇÕES DOS BRASILEIROS.

ORIUNDO DE UM GRUPO DE AMIGOS, DENTRE ELES O MAESTRO HEITOR VILLA-LOBOS, QUE SE REUNIAM NO BAIRRO DA SAÚDE, MAIS PRECISAMENTE NA RUA FORMOSA, 83, HOJE PEDRO ALVES. NOS IDOS DE 1904 FORAM SUGERIDOS VÁRIOS NOMES COMO RIO FUTEBOL CLUBE E PRAIA FORMOSA CLUBE. PORÉM, POR SUGESTÃO DE ALFREDO KOEHLER, O NOME AMÉRICA FOI ESCOLHIDO EM HOMENAGEM ÀS TERRAS DESCOBERTAS POR CRISTÓVÃO COLOMBO.

SEM EXPERIÊNCIA, O TIME GANHA DESTAQUE COM A CHEGADA DO ESTUDANTE DE MEDICINA AMILCAR TEIXEIRA PINTO QUE DESVENDA, JUNTO COM O GRUPO DE RAPAZES EMPOLGADOS EM APRENDER FUTEBOL, OS SEGREDOS DAQUELA ARTE QUE MAIS TARDE IRIA CONSAGRAR O TIME JÁ ENTÃO FORMADO.

SUA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO OFICIAL SURGIU A CONVITE DE JOSÉ VILLAS BOAS, PRESIDENTE DO BANGU E TAMBÉM DA LIGA METROPOLITANA DE FUTEBOL EM 1905, ONDE O TIME TINHA COMO UNIFORME CAMISAS PRETAS, CALÇÕES BRANCOS, MEIAS PRETAS E GRAVATAS BRANCAS.

TIJUCA, BAIRRO BUCÓLICO, ONDE BELAS MOÇAS DE FAMÍLIA DESFILAM SUA ELEGÂNCIA NAS RUAS TRANQUILAS DO BAIRRO, COMÉRCIO DIVERSIFICADO, CHÁCARAS, LOJAS DE SOUVENIR, BOMBONIER, BAIRRO QUE ACOLHEU O AMÉRICA COMO UM FILHO QUERIDO!

DEPOIS DE PASSAR POR VÁRIOS LOCAIS DO BAIRRO, O AMÉRICA SE ESTABELECE NUM GRANDE TERRENO, ONDE CONSTRÓI SUA SEDE DEFINITIVA, APÓS A DEMOLIÇÃO DE SEU ANTIGO ESTÁDIO NO MESMO ENDEREÇO, DANDO LUGAR A UMA SUNTUOSA INSTALAÇÃO ONDE CONSTRÓI SUA SEDE SOCIAL.

AMÉRICA-GLÓRIAS E CONQUISTAS DE UM TIME CAMPEÃO… DO CORAÇÃO!!

NO PRIMEIRO CAMPEONATO ORGANIZADO PELA LIGA, NO ANO DE 1906, O AMÉRICA NÃO PARTICIPOU DA PRIMEIRA DIVISÃO. O CLUBE ERA O ÚNICO NAQUELA CATEGORIA E PLEITEOU SUA INCLUSÃO NA DIVISÃO PRINCIPAL. RECUSADA A SUA PRETENSÃO, O AMÉRICA AGUARDOU AS INSCRIÇÕES DE OUTRAS AGREMIAÇÕES PARA A SEGUNDA DIVISÃO. COM A FILIAÇÃO DO RIACHUELO E DO LATINO AMERICANO À LIGA METROPOLITANA, O CAMPEONATO FOI INICIADO COM A PARTICIPAÇÃO DE 3 CLUBES.

O AMÉRICA ESTREOU PERDENDO PARA O RIACHUELO POR 2X1 E GANHOU A SEGUNDA PARTIDA FRENTE AO LATINO AMERICANO POR 2X0. NO RETURNO EMPATOU COM O RIACHUELO POR 2X2 E VENCEU O RIACHUELO POR W.O.

EM FEVEREIRO DO ANO SEGUINTE, POR DECISÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL, O UNIFORME PASSA A SER RUBRO NEGRO. A CAMISA PASSA A SER VERMELHO E PRETO.

O AMÉRICA INICIOU SUA PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA DIVISÃO EM 1908, CONQUISTANDO O VICE-CAMPEONATO, AO LADO DO BOTAFOGO, COM 6 PONTOS PERDIDOS, E AO LADO DO FLUMINENSE COM APENAS 2.

NAS DUAS ÚLTIMAS TEMPORADAS DA DÉCADA, O AMÉRICA TERMINOU EM TERCEIRO LUGAR. EM 1909 FICOU ATRÁS DO FLUMINENSE E BOTAFOGO E EM 1910 OS ALVINEGROS FORAM CAMPEÕES E OS TRICOLORES FICARAM COM A TERCEIRA COLOCAÇÃO.

EM MAIO DE 1911 CONCRETIZA A FUSÃO COM O TIME HADDOCK LOBO E O AMÉRICA PASSA A TER UM CAMPO DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DA LIGA. ALÉM DE POSSUIR O CAMPO DA RUA CAMPO SALES, INTEGRAM-SE AO ELENCO AMERICANO OS JOGADORES DESSE TIME ONDE SE DESTACA O EXTRAORDINÁRIO GOLEIRO MARCOS CARNEIRO DE MENDONÇA.

A PARTIR DAÍ, O AMÉRICA COMEÇA A SE ESTRUTURAR. UM BOM CAMPO PRA REALIZAR SEUS TREINOS E JOGOS E CONSTRUINDO ASSIM UM ÓTIMO ESTÁDIO EM 1952 QUANDO FOI INAUGURADA NOVAS INSTALAÇÕES COM CAPACIDADE PARA 25.000 PESSOAS. DURANTE ESSE PERÍODO O AMÉRICA CONQUISTOU 7 CAMPEONATOS ESTADUAIS. TAMBÉM NESSE PERÍODO O TIME ADQUIRIU O ESTÁDIO WOLNEY BRAUNE.

MASCOTES, SÍMBOLOS… LOUCA PAIXÃO RUBRA.

COM O BRANCO DA PAZ E O VERMELHO DA PAIXÃO, O AMÉRICA DO RIO DE JANEIRO TEM NO FLAMULAR DE SUA BANDEIRA AS CORES QUE DÃO CARACTERÍSTICA AO TIME E QUE ESTÁ INSERIDO NA HISTÓRIA CULTURAL DA CIDADE.

TEM EM SEU BRASÃO A FORÇA E A RAÇA DE VERDADEIROS GUERREIROS QUE EM CAMPO SE TRANSFORMA EM GRANDES GLADIADORES, FAZENDO JUS AO SEU MANTO SAGRADO. O SIMPÁTICO DIABINHO VERMELHO, PERSONAGEM DAS REVISTAS EM QUADRINHOS DA ÉPOCA (1947) É SEU MASCOTE OFICIAL

DOS ESTÁDIOS A TORCIDA ENTOA SEU CÂNTICO… SEU HINO, SUA PAIXÃO!!!

LETRA E MÚSICA: LAMARTINE BABO

HEI DE TORCER, TORCER, TORCER…

HEI DE TORCER ATÉ MORRER, MORRER, MORRER…

POIS A TORCIDA AMERICANA É TODA ASSIM

A COMEÇAR POR MIM

A COR DO PAVILHÃO

É A COR DO NOSSO CORAÇÃO!

EM NOSSOS DIAS DE EMOÇÃO

TODA TORCIDA CANTARÁ ESTA CANÇÃO!

TRÁ-LÁ-LÁ-LÁ-LÁ-LÁ!

TRÁ-LÁ-LÁ-LÁ-LÁ-LÁ!

TRÁ-LÁ-LÁ-LÁ-LÁ-LÁ!

CAMPEÕES DE 13, 16 E 22,

TRÁ-LÁ-LÁ!

TEMOS MUITAS GLÓRIAS,

E SURGIRÃO OUTRAS DEPOIS,

TRÁ-LÁ-LÁ!

CAMPEÕES COM A PELOTA NOS PÉS,

FABRICAMOS,

AOS MONTES,

AOS DEZ!

NÓS AINDA QUEREMOS MUITO MAIS,

AMÉRICA, UNIDO VENCERÁS!

AMÉRICA! TIME SELETO DE BAMBAS, DE GRANDE CONSTELAÇÃO DE ATLETAS QUE ESCREVERAM SEU NOME NA HISTÓRIA DO CLUBE NAS GRANDES COMPETIÇÕES AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA.

GRANDES ATLETAS RUBROS QUE ESCREVERAM SEU NOME NA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO.

O AMÉRICA SEMPRE FOI UMA GRANDE FÁBRICA DE CRAQUES.

EM SUA TRAJETÓRIA GRANDES ÍDOLOS DO FUTEBOL TIVERAM SEU INÍCIO OU PASSAGEM PELO TIME. SEJA PRO BOTAFOGO, FLAMENGO, VASCO, FLUMINENSE, DENTRE OUTROS TIMES CARIOCAS OU DE OUTROS ESTADOS, ESSE CORAÇÃO CHAMADO AMÉRICA SEMPRE ESTEVE DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBER E DESCOBRIR NOVOS TALENTOS E LANÇÁ-LOS NO UNIVERSO FUTEBOLÍSTICO.

UM TIME DE TORCIDA FIEL.

TORCER PELO AMÉRICA É UM ESTADO DE PAIXÃO QUE ENEBRIA, ENALTECE. UM TIME DE CORAÇÕES APAIXONADO. FIÉIS TORCEDORES RUBROS QUE LEVAM NO PEITO E NO CORAÇÃO UM AMOR INCONFUNDÍVEL. NA ALEGRIA OU NA TRISTEZA, NA VITÓRIA, EMPATE OU DERROTA ELES ESTÃO LÁ… EMBAIXO DE CHUVA OU SOL, O QUE PREVALECE É O AMOR PELA CAMISA VERMELHA E BRANCA.

TORCIDAS FIÉIS E ORGANIZADAS

NO BAILAR DAS BANDEIRAS, NA EMOÇÃO DE GRITAR GOOOL. NO NERVOSISMO, A EMOÇÃO AFLORA À FLOR DA PELE! ELES ESTÃO LÁ, EMPURRANDO, DANDO FORÇA AOS GLADIADORES NA ARENA DA EMOÇÃO… O AMÉRICA É ISSO!! A CADA ATAQUE, A CADA PASSE, UM FRIO NA BARRIGA. CORAÇÕES ACELERADOS BATENDO NUM SÓ RITMO. É FESTA, É CAMPEÃO!!! A TORCIDA VIBRA!!

SÃO ELAS:

TORCIDAS ORGANIZADAS:

SANGUE JOVEM

INFERNO RUBRO

INFERNO RUBRO DE NITERÓI (EXTINTA EM 1987)

SAMPAIO RUBRO

PLANALTO RUBRO (BRASÍLIA/DF)

LEÕES DA BAIXADA

MANGUASANGUE

FIEL RUBRO

E DENTRE ESSES TORCEDORES ILUSTRES TEMOS:

TIA RUTE – A JOVEM SENHORA JÁ DIZIA: EM 1922, O AMÉRICA FOI CAMPEÃO DO CENTENÁRIO. “EM 1924, EU ESTAVA NA BARRIGA DA MINHA MÃE FRANCISCA RODRIGUES DOS SANTOS, QUE ERA ARDOROSA TORCEDORA DO AMÉRICA. AMAVA TANTO QUE IA PELA BARREIRA ASSISTIR AOS JOGOS. NO DIA 4 DE OUTUBRO DE 1924, QDO NASCI, JÁ VIM COM A BANDEIRA DO AMÉRICA NA MÃO. DESDE DE PEQUENA NA ESCOLA, NOS LUGARES ONDE TRABALHEI, TODOS SABIAM DO MEU AMOR PELO AMÉRICA. O AMÉRICA É AMOR E MINHA FONTE INSPIRADORA E DE ENERGIA”

ARNALDO NISKIER, ESCRITOR E EDUCADOR

SOBRAL PINTO, ADVOGADO, ESCREVEU O ESTATUTO DO CLUBE

ALVARO VALLE, POLÍTICO

MARCELO CERQUEIRA, POLÍTICO E JURISTA

EDSON SANTOS, POLÍTICO E EX-MINISTRO

TIM MAIA, CANTOR

NOEL ROSA, COMPOSITOR E MÚSICO

ISMAEL SILVA, MUSICO E COMPOSITOR

HEITOR VILLA-LOBOS, MAESTRO

LAMARTINE BABO, COMPOSITOR

MÁRIO REIS, CANTOR

DONA IVONE LARA, COMPOSITORA E CANTORA

MONARCO, COMPOSITOR E CANTOR

PLÍNIO LEITE, EDUCADOR

OSCARITO, COMEDIANTE

GILBERTO BRAGA, NOVELISTA

ELIA JÚNIOR, JORNALISTA

MAX NUNES, DIRETOR DE TV E CARDIOLOGISTA

DALTO, COMPOSITOR E CANTOR

JORGE PERLINGEIRO, APRESENTADOR DE TV

HELDER MARQUES, BIÓLOGO

AÉRTON PERLINGEIRO, APRESENTADOR DE TV

VIRGINIA LANE, VEDETE

TICO SANTA CRUZ, CANTOR E COMPOSITOR

LAUFER, MÚSICO, COMPOSITOR E CIENTISTA

LEANDRO HASSUM, COMEDIANTE

THALMA DE FREITAS, ATRIZ

CÁSSIA LINHARES, ATRIZ

REINALDO GONZAGA, ATOR

ANTÔNIO CARLOS, APRESENTADOR DA RÁDIO GLOBO

GONTIJO TEODORO (REPÓRTER ESSO)

ALEX ESCOBAR, JORNALISTA

JOSÉ TRAJANO, JORNALISTA

SÍLVIO CALDAS, CANTOR

CARLOS GALHARDO, CANTOR

FRANCISCO ALVES, CANTOR

ZAGALLO, TÉCNICO E JOGADOR DE FUTEBOL

NICOLE PUZZI, ATRIZ

ARI FONTOURA, ATOR

DOALCEI CAMARGO, RADIALISTA

PAULO CELESTINO, COMEDIANTE

MARCELINO RODRIGUEZ, ESCRITOR

MARIO TUPINAMBÁ, COMEDIANTE

JOÃO CABRAL DE MELO NETO, ESCRITOR E POETA

MARCOS SABINO, CANTOR

DEDÉ SANTANA, COMEDIANTE

JOÃO CARLOS BARROSO, ATOR

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.