Confira o Pronunciamento da FBCERJ
Diante do agravamento da pandemia da COVID-19, a Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro apoia a decisão do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro em cancelar qualquer celebração carnavalesca em 2021.
Com a indecisão do prefeito anterior sobre a data do carnaval 2021 ou seu cancelamento, as agremiações filiadas a esta Federação não encontraram a segurança da presença do poder público em organizar e apoiar a festa, que movimenta cifras na grandeza de bilhões de Reais, inviabilizando qualquer planejamento de médio e longo prazo.
Considerando a decisão do atual prefeito, desde já, a Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro coloca-se na arena pública para debater as ações para o ano de 2021. De um lado, o diálogo com os poderes públicos no intuito de estabelecer políticas públicas para atender uma série de profissionais e empresas que atuam na cadeia produtiva do carnaval e que estão seriamente atingidos pela não realização do desfile. Por outro, o debate entre as próprias agremiações, além dos canais de diálogo com a sociedade, no intuito de estabelecer uma agenda de atividades possíveis de serem feitas com todas as medidas de segurança sanitária e que permita movimentar a agenda e a programação dos Blocos de Enredo ao longo de 2021, pois não podemos simplesmente aguardar o auxílio dos poderes públicos sem oferecer nosso maior patrimônio, isto é, ser referência cultural em suas comunidades.
Eduardo Alvarenga da Silva – Presidente Administrativo da Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (FBCERJ)