Recordando Carnavais… Ataulfo, não Acadêmico, mas Imortal

Publicado por

🎵 Quero morrer numa batucada de bamba, na cadência bonita do samba…🎵

Recordando Carnavais…

Hoje iremos recordar o carnaval de 1982 da Unidos da Vila Santa Tereza que homenageou o compositor e cantor Ataulfo Alves. Com o enredo “Ataulfo, não Acadêmico, mas Imortal”, a escola conquistou o seu primeiro título no carnaval carioca, vencendo o Grupo 2B, a 4 divisão na época.

Ataulfo Alves de Sousa nasceu na fazenda Cachoeira, em Miraí, Minas Gerais, no dia 2 de maio de 1909. Quando criança, o menino fazia de tudo para ajudar no sustento da casa, foi moleque de recados, engraxate e plantador de café, arroz e milho.

Veio para o Rio de Janeiro aos 18 anos buscando melhores oportunidades na cidade grande. No bairro do Rio Comprido onde morava gostava de participar das rodas de samba.

Em 1933, Almirante gravou o samba Sexta-feira, sua primeira composição a ser lançada em disco. Dias depois, Carmen Miranda gravou a música Tempo Perdido, garantindo sua entrada no mundo artístico. A partir daí Ataulfo resolve se dedicar exclusivamente à música, em especial ao samba, e vieram muitos sucessos: Saudade do Meu Barracão, Ai, Que Saudade da Amélia, Atire a primeira pedra, Pois é, Mulata Assanhada, Na Cadência do Samba, Laranja Madura, Oh! Seu Oscar, entre outros.

Ataulfo Alves faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de abril de 1969.

A música de qualidade sempre será imortal!

Viva Ataulfo!

Eu era feliz e não sabia!

(“Meus tempos de criança”)

Por Marcos Couto

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Santa Tereza

Fundação: 20/12/1956

Sede/Quadra: Rua Ururaí, 365, Vila Santa Tereza, Coelho Neto, Rio de Janeiro, RJ

Carnaval de 1982

Enredo: ATAULFO, NÃO ACADÊMICO, MAS IMORTAL

Resultado: Campeã do Grupo 2B (4ª divisão) da AESCRJ com 166 pontos

Data e Local e Ordem do Desfile: 4ª Escola de Samba a desfilar no Grupo de Acesso 2B em 22/02/1982, Segunda-Feira, na Av. Rio Branco, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Autor do Enredo: Florindo Belfort

Carnavalesco: Aírton Silva

Presidente Administrativo: Procópio Caetano

1ª Casal de MS e PB: N/C

Casal de MS e PB Mirim: Vladmir (12 anos) e Wanderléa (10 anos)

Contingente: 1.600 Componentes

Enredo:

Autor: Florindo Belfort

Nasceu em Miraí cidade de Minas Gerais no dia 02 de maio de 1909, de onde saiu para o Rio de Janeiro e convertendo-se em sambista da LAPA, nos áureos tempos onde nunca deixou de fazer suas músicas em humilde apartamento não se separando do mesmo, nem após o casamento.

Foi cantor e compositor, da chamada velha guarda da música popular brasileira, o qual cooperou com o seu sucesso.

Tendo música chamada imortal, pois a mesmo sendo a sua primeira, passará de formações de gerações conforme críticas da imprensa falada e escrita e hoje televisada do dito popular.

Lançou também seus inúmeros discos gravados com suas pastoras, conhecidas por estarem após lançamento vestidas a caráter de baianas mais estilizadas, anunciadas em seu programa ATAULFO ALVES E SUAS PASTORAS, nas Rádios do Rio de Janeiro e outras.

Morreu no dia 20 de maio de 1979, há 12 anos de morte súbita, tendo após show de TV na GLOBO, e próximos aos seus entes queridos, após 47 anos de vida artística, entre músicas de carnavais deixou todas músicas de sucessos, dentre: AMÉLIA, LEVA MEU SAMBA, FENENSE, LÍRIOS DO CAMPO, SEU OSCAR, LARANJA MADURA, VIDA DA MINHA VIDA, POI É, CADÊNCIA DO SAMBA, NORMALISTAS E SAUDADES DE MIRAÍ.

E assim a Diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Santa Tereza, vem exaltar este vulto do passado e pede passagem para apresentar o seu carnaval.

Samba-Enredo:

Autores do Samba-Enredo: Bingo e Sérgio Barros

Intérprete: Helinho

O samba mensageiro / Desce a avenida / Vem falar do velho mineiro

De Miraí a Lapa / b. a. bá da vida / Imortal, boêmio, seresteiro.

A Vila se encanta / Por cantar seu samba / A geração de jovens brasileira.

Hoje há um pouquinho de lembrança

Da mulata que passa fazendo pirraça / Tirando o sossego da gente.

Gira baiana, pastora / Vamos rodar / Olha a ginga, pastora / Vamos rodar.

É luz, é poesia, é amor / Cantar / As obras vivas que deixou / No renascer do amor

Um lírio cobre o seu caminho ôôô / O samba todo é saudade / Do mestre que aqui voltou

Gira baiana, pastora / Vamos rodar / Olha a ginga, pastora / Vamos rodar.

Fontes:

Arquivo Nacional

Ebiografia – Dilva Frazão

https://www.ebiografia.com/

Samba na Intendente

Galeria do Samba

Academia do Samba

Sambario

Jornal O Globo (RJ)

Jornal do Brasil (RJ)

Canal do YouTube Noite Ilustrada – Tema

Leva Meu Samba / Atire a Primeira Pedra / Ai! Que Saudade da Amélia / Sei Que É Covardia / Pois É / Laranja Madura / Na Cadência do Samba · Noite Ilustrada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.