Sinopse do Concentra Imperial

Publicado por

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA CONCENTRA IMPERIAL

CARNAVAL 2024

ENREDO: CONCENTRA IMPERIAL ANUNCIA: RECREIO… SOL, MAR E FOLIA!

DEFESA DO ENREDO:

Trilhando por caminhos do nosso Rio de Janeiro, na realidade saindo de Santa Cruz bairro onde está situado nosso pavilhão atravessando o túnel da Grota Funda redescobrimos o bairro do Recreio dos Bandeirantes; um dos bairros mais novos da nossa cidade que ostenta em seu cenário um fantástico ecossistema natural entre suas praias, restingas e lagoas.

A ideia do enredo é contar de maneira garbosa e mostrar que antes o Recreio foi recanto para descanso de bravos bandeirantes que abriam estradas na época da exploração mineral. Eis, que muitos anos depois já na charmosa década de 20 surgiu do ideal de um americano chamado Joseph Wesley Finch vender loteamentos para turistas paulistanos (seria mera coincidência que esses paulistanos fossem descendentes dos bandeirantes exploradores que por ali descansavam?) onde iniciam o processo de urbanização e Recreio dos Bandeirantes é anunciado para o mundo; assim como será anunciado para o mundo do samba. Desse lugar fantástico de ondas maravilhosas é que virá a inspiração para nosso carnaval.

Atenciosamente, direção de carnaval.

SINOPSE DO ENREDO:

Sob Entradas e Bandeiras o bravo mestiço conquistou, adentrou em Brasis na busca de riquezas e descobriu além, chegou onde seus olhos e mentes nem podiam imaginar… ao sabor das ondas encontraram um paraíso no Rio de Janeiro, decidiram repousar, era ali o “recreio” banhado pelas águas que vem do sul do oceano Atlântico e revestido de restinga e pântanos que os acolheu e lhes deu o folego que necessitavam para seguirem sua jornadas, com certeza deixaram ali suas pegadas onde tempos depois a história começa a recomeçar.

Década de 20, Tomado de tal poder e iniciativa o americano e empresário Joseph Wesley Finch abre as portas de sua mente visionaria e anuncia: “terrenos à beira-mar!” “Venham comprar o seu sonho mais fácil do que nunca!” E inicia o processo de loteamentos. O povo quis conhecer, pegaram carona nas excursões regadas a feijoadas e diversões que Joseph promovia e lá vinham de São Paulo novamente toda a gente, só que dessa vez não eram bandeirantes, mas poderiam ser descendentes dos próprios. Esses paulistas se encantam com o lugar e é de lá pra cá que a coisa começa a se transformar. Veraneios e suas farras, a felicidade a beira mar! Na linha do horizonte o sol em seu esplendor doura as areias na mais charmosa das décadas já a década de 1950, surgem as casas, convidando todos a dar cada vez mais vida a esse doce recanto carioca.

O tempo voa como gaivota e no vai vem do mar vão chegando gente de todo canto, não só paulistas, mas agora nordestinos dando mais vida e mais cor a este paraíso, fazendo do “Terreirão” e “Beira Rio” o lado mais popular do lugar. De seus moradores mais ilustres esta o eterno Tim Maia que cansou de dizer que ali era seu mundo de inspiração e fez a praia do Pontal com sua majestosa pedra famosa na canção popular.

No girar de timoneiros, barcos que passam ao longe avistam a praia da reserva onde a vida se encontra ao natural dando mais ênfase ao que se chama paraíso tropical. Enquanto na praia da Macumba o colorido das pranchas de surf se matiza ao verde azul das altas ondas. Todos os dias, faça chuva ou sol o Recreio dos Bandeirantes convida ao esporte e lazer em seu mais puro ar.

Observados pelo jacaré de papo amarelo somos abraçados pelas vegetações que se erguem nos caminhos de um farto ecossistema que é transformado em três grandes parques ecológicos e nesses caminhos vamos aprendendo a respeitar, cuidando com consciência o que emerge do solo arenoso e pantanoso, o Recreio é berço de biodiversidade. Ainda em caminhos naturais sentimos o soprar da brisa suave que nos leva até o museu Casa do Pontal pleno em cultura popular brasileira que expõe para o mundo a força plural e a sensibilidade do artista abrigado no coração deste fascinante lugar.

É carnaval e nas ruas do jovem bairro uma batucada, trânsito parado e quando se percebe estamos no meio de diversos blocos carnavalescos que graciosamente enchem de magia e folia um desfile plena beira mar, no Recreio dos Bandeirantes também tem carnaval! Gostou da informação?! Então venha pra cá, se junte ao Concentra Imperial e descubra um lugar para viver ou apenas passear; desfrutar no Posto Nove uma música, um fruto do mar e sob a luz do prateado luar fechar o dia com um brinde a vida que encontrou o melhor lugar!

Carnavalesco – Davi Gbanna

Pesquisa – Crys Fontes

Referências – Rio Prefeitura – Regiões Administrativas – Barra da Tijuca;

Bairros Cariocas – Prefeitura do Rio De Janeiro;

Multirio;

Santiago, Débora – Diário de uma viajante – (13 de fevereiro 2017);

Guia de Praias – Praia da Macumba

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.