Fundado em 19 de abril de 1967 com as cores amarelo e preto, o Grilo de Bangu é um bloco carnavalesco de grande tradição e importância da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Grandes nomes do samba como Paulinho Mocidade e Wander Pires iniciaram suas carreiras na agremiação.
A poucos dias do Carnaval de 2016, faleceu o Carnavalesco Osmar Costa e Adriano Soares chegou para ajudar na construção da alegoria do bloco para o desfile. Passado o carnaval, o Presidente Celso Oliveira Júnior convidou Adriano Soares para desenvolver o desfile de desse ano. Convite aceito, iniciou-se o planejamento.
Foi montado um cronograma para o Carnaval de 2017 visando um melhor desempenho, apesar de toda dificuldade financeira que as agremiações de menor porte passam.
O primeiro passo foi a escolha de um enredo autoral que permitisse trabalhar com materiais alternativos e reciclados, sem que se perdesse qualidade, originalidade e beleza. O segundo passo foi definir um samba que traduzisse o enredo de forma alegre, leve e contagiante. O terceiro foi sair em busca dos materiais que diversas agremiações descartam, o chamado lixo dos desmanches, para acrescentar aos produtos comprados e iniciar a construção do carnaval 2017.
Surgiu o Enredo: Filhos do Sol e da Lua, que contou a influência da Cultura Cigana a partir da chegada dos primeiros representantes ciganos até os dias atuais no Brasil. E o resultado do trabalho foi o campeonato após 17 anos, passando do grupo 2 de blocos de enredo para o grupo 1, além do prêmio de Melhor Alegoria do Prêmio Samba na Veia.
Para o Carnaval 2018, o Carnavalesco Adriano Soares não fechou nada ainda. Segundo ele, está avaliando propostas de algumas escolas.
Confira o Roteiro do desfile do Grilo de Bangu em 2017
1º SETOR: A Chegada dos Ciganos no Brasil (crenças, ofícios, símbolos, oráculos)
Comissão de Frente – Ritual do Fogo
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Estandarte – O Encontro do Sol e da Lua
Carro Abre-alas: “A Caravana”
Ala 1 – A Coruja (O Equilíbrio)
Ala 2 – Forjadores (Ferreiros)
Ala 3 – Numerologia
Ala 4 – Quiromancia
Ala 5 – Cleromancia
Ala 6 – Cartomancia
Ala 7 – Os Leques de Zingarah
Ala 8 – Ciganos
2º SETOR: A Influência da Cultura Cigana em nosso dia-a-dia
Ala 9 – Trevo da Sorte
2º Carro: “Jogos de Sorte”
Ala 10 – Jogos de Raspar
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-bandeira – Rei e Rainha
Ala 11 – Poker
Ala 12 – Bingo
Ala 13 – Roleta
Ala 14 – Croupier
Ala 15 – Bandoleiros
Adriano Soares lhe Parabenizo pelo Belíssimo Trabalho que levou o Bloco no 1° Primeiríssimo ! Realmente foi um trabalho que encantou nosso Olhos e Alegou nosso Corações!
Obrigado Claudio pela participação. O Grilo fez um belo desfile!
Parabenizo Adriano Soares pelo Belíssimo Trabalho !
Eu fui coruja na ala 1 com a escola de dança Simone Azevedo
Que bakana Mara! Ótimo carnaval!